Índice de conteúdos
Procura opções para o seu roteiro nos Picos da Europa de mota? O Parque Nacional dos Picos da Europa é um percurso que pode descobrir em poucos dias.
Vamos dizer-lhe como conhecer os Picos da Europa de mota em 3 dias, com partida em Portugal, e algumas dicas importantes para preparar esta viagem por etapas para um dos melhores destinos da Europa.
O que ver nos Picos da Europa de mota?
Há muitas maneiras de fazer a viagem de mota aos Picos da Europa. Para planear o roteiro tem de se deslocar à zona de confluência deste Parque Nacional, nas províncias das Astúrias, Leão e Cantábria, na Cordilheira Cantábrica, no norte de Espanha.
Alguns fatos importantes que deve saber sobre os Picos da Europa são:
- É uma reserva da biosfera
Picos de Europa é o primeiro Parque Nacional declarado na Espanha há mais de um século. É uma paisagem de 300 milhões de anos, construída entre glaciações.
Tem 67.455 hectares e está dividido em três maciços montanhosos principais (Ocidental, Central e Oriental), atingindo uma altura máxima de 2.648 m, na Torre de Cerredo.
- Paisagem com águas cristalinas
Durante todo o passeio de mota pode desfrutar de montanhas, vales, florestas exuberantes, desfiladeiros e prados. Poderá observar os seus principais rios de águas transparentes: o Sella e o Cares, além do rio Deva.
Existem outros cursos de água cristalina, como os rios Dobra, Junjumia, Bulnes, Duje, Nevandi e Urdón.
- Região de lagos e lagoas
Nesta região destacam-se os lagos de Covadonga (Enol e Ercina) e as lagoas de Lloraza, Moñetas e Liordes.
- Cidades e aldeias pitorescas
León, Santander e Oviedo são as grandes cidades que delimitam este parque. Também pode conhecer populações que são o seu núcleo:
- Sotres
- Covadonga
- Cangas de Onis
- Caim de Valdeão
- Poncebos
- Areias de Cabrales
- Riaño (Riano)
- Potes
Mapa: Roteiro nos Picos da Europa de mota
Etapas e percursos através dos Picos da Europa de mota
O parque oferece muita natureza, aldeias antigas, gastronomia de primeira e atividades ao ar livre para uns dias de total diversão. Pode fazer o passeio de mota em etapas. Sugerimos:
Etapa 1: Riaño (León)
Uma das formas de começar esta viagem aos picos da Europa de mota parte de Bragança (Portugal) com destino a Riaño, pelos caminhos do norte.
São 280 km e cerca de 4 horas de viagem com passagem obrigatória por Puebla de Sanabria, uma vila fortificada em torno do seu impressionante lago glacial (Lago de Sanabria).
Já em Riaño estará oficialmente à entrada do Parque Nacional dos Picos da Europa. Este é um dos recantos mais bonitos de León. É conhecida como a “Suíça Espanhola” pela sua semelhança com as paisagens alpinas.
Pode ficar em num dos seus hotéis rurais, cercados pela natureza e visitar a Plaza de Cimadevilla (um autêntico museu ao ar livre), fazer um passeio de barco na barragem de Riaño ou desfrutar dos fiordes leoneses do vale de Anciles, entre águas cristalinas.
Pode visitar os miradouros e fazer uma parada no “banco mais bonito de León” para apreciar os picos Gilbo, Yordas e Las Pintas.
Etapa 2: Riaño (León) – Potes (Cantábria) – Sotres e Covadonga (Astúrias)
Esta etapa é composta por 250 km que requerem cerca de 5 horas de condução de moto. Pode fazer como preferir, conforme os dias que tiver para esta aventura.
Em Potes encontrará uma das aldeias de montanha mais turísticas da Cantábria (no vale de Liébana). Conhecida como a cidade das pontes e torres, nos seus arredores está o Teleférico de Fuente Dé, no coração do parque nacional.
O teleférico leva o viajante a 1.823 metros de altitude, em apenas 4 minutos. Aqui terá uma ampla vista panorâmica de toda a Cordilheira Cantábrica.
De volta à mota, pode seguir a estrada em direção aos desfiladeiros de La Hermida até Naranjo de Bulnes e de lá para Sotres, a cidade de maior altitude das Astúrias no parque nacional (1.050 metros).
Muitas opções de passeios e caminhadas esperam por você em Sotres. Possui uma ampla oferta hoteleira, produtos artesanais de alta qualidade e o famoso queijo Cabrales. Pode ficar aqui ou continuar até Covadonga.
Etapa 3: Covadonga – Cangas de Onís (Astúrias)
Os Lagos de Covadonga, nas Astúrias, são dos locais mais visitados dos Picos da Europa. Pode seguir os trilhos pedestres e subir aos miradouros para apreciar a majestade dos lagos Enol e Ercina. É um percurso circular, bem sinalizado.
Têm áreas de estacionamento e durante a época alta (Páscoa, verão e fins de semana prolongados) a estrada está fechada ao trânsito automóvel. Os lagos só podem ser alcançados por transportes públicos (táxis turísticos ou autocarros).
Se for cedo para os Lagos de Covadonga, pode ir ao Santuário de Covadonga. Na tarde pode visitar Cangas de Onís onde encontrará uma oferta hoteleira ótima e o melhor da gastronomia asturiana, como a fabada.
Em Cangas de Onís:
- Pode atravessar a Ponte Romana, uma estrutura medieval que é um monumento histórico.
- Visite a Igreja de Santa Cruz, construída no ano de 737. É o túmulo do rei Favila (filho de Don Pelayo) e da sua esposa, a rainha Froiluba.
- Pode fazer a Ruta del Cares, uma caminhada de três horas. Comece em Poncebos e dirija por pontes, túneis, desfiladeiros e o rio. Termina em Caín de Valdeón, uma comunidade leonesa.
Dicas finais
Antes de fazer uma viagem aos Picos da Europa de mota em 3 dias:
- Inclua um kit anti furo na bagagem, fato de chuva, roteiro impresso e seguro para a viagem.
- Não viaje de mota para os Picos da Europa nos meses de neve (entre novembro e março). A queda de neve pode causar o encerramento de algumas pequenas estradas.
- Planeie a acomodação com antecedência, especialmente na temporada alta, bem como os bilhetes para as principais atrações (por exemplo, o teleférico de Fuente Dé).
Este roteiro pelos Picos da Europa de mota é perfeito para uma escapadela entre abril e outubro. Agora que já sabe tudo sobre esse destino incrível na natureza, atreve-se a descobri-lo sobre duas rodas?