Índice de conteúdos
Tem em vista desconectar-se das preocupações diárias? Um voo de parapente em Portugal é uma forma divertida de distrair a sua mente e de viver uma experiência com muita emoção e adrenalina no ar.
O parapente é uma atividade inesquecível. É algo que pode desfrutar em qualquer um dos locais de voo de parapente em Portugal mais procurados.
Quer saber onde fazer parapente em Portugal? Em breve revelaremos alguns dos melhores lugares para experimentar este desporto aéreo com sucesso, seja a sua primeira vez ou não.
Onde fazer parapente em Portugal?
Existem muitos lugares excelentes em Portugal para ser “batizado” em parapente. Batismo de voo de parapente é como é chamada aquela primeira vez em que alguém, sem experiência anterior, faz uma viagem deste tipo.
Portanto, se nunca experimentou voar desta maneira, não terá falta de opções. O parapente no norte de Portugal é uma atividade de voo livre com muitos locais para descolar e aterrar. Mas não é a única região onde pode fazê-lo.
De acordo com a Federação Portuguesa de Voo Livre (FPVL), em mais de 20 cidades há opções de locais de voo de parapente em Portugal. Estão localizados tanto na região continental como nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Nestes locais encontrará instrutores credenciados pela FPVL que o poderão acompanhar e guiar nesta aventura, pelo interior do país ou ao longo da costa portuguesa.
Norte
Em várias vilas e cidades portuguesas do interior poderá apreciar paisagens impressionantes de um ponto de vista diferente: de cima!
Vila de Caldeias (Braga)
Vila de Caldelas (no concelho de Amares) situa-se a 15 km a norte de Braga, muito perto do Parque Nacional da Peneda-Gerês (só 30 km). É uma zona que convida ao descanso, graças às suas termas (Termas de Caldeias) conhecidas desde a época romana.
Esta vila é também um excelente sítio para praticar parapente e desfrutar de cenários naturais encantadores, a uma altitude de até 550m. Oferece vistas sobre o Monte S. Pedro Fins e sobre a geografia que caracteriza o centro do Minho.
Gomide (Vila Verde)
Outro local muito procurado no Distrito de Braga é Gomide (Vila Verde). Oferece descolagens fáceis e altitudes até 640m acima da margem afluente do rio Homem. É um local com muita natureza e vestígios arqueológicos de povos muito antigos.
Geraz do Minho (Póvoa de Lanhoso)
Este é um local ótimo para a prática de parapente no norte de Portugal porque permite descolagens e aterragens em voos termodinâmicos ou térmicos, com vento norte.
Pode desfrutar de uma vasta paisagem de colinas e vales e campos com cultivos variados como kiwi e uma vegetação rica.
São Pedro de Sarracenos (Bragança)
Esta aldeia do concelho de Bragança é muito procurada como rota de parapente. Oferece dificuldade técnica de voo moderada e elevações máximas de cerca de 1.000m podem ser alcançadas.
Gondelim e Cerdal (Viana do Castelo)
Em Gondelim e Cerdal, as rotas de parapente são um desporto aéreo muito ativo, complementado por atividades terrestres de lazer como caminhadas e mountain bike.
Ao longo da costa
Voar sobre as águas azul-turquesa e a impressionante geografia que caracteriza toda a costa de Portugal é uma experiência e tanto. Não perca esta aventura de voo livre ao longo de praias, falésias e muito mais!
Praia de Santa Cruz (Lisboa)
Existem passeios de parapente com percursos que o levam da Praia de Santa Cruz ao Parque Natural da Arrábida, entre Setúbal e a vila piscatória de Sesimbra.
Praia Grande (Sintra)
Em Sintra, na costa da Praia Grande, são frequentes os voos gratuitos que permitem desfrutar de vistas sobre as praias, em direção à Serra de Sintra e muitas outras paisagens de tirar o fôlego.
Costa da Caparica (Setúbal)
A Costa de Caparica inclui o Parque Natural da Arrábida que, naturalmente, oferece vistas impressionantes que podem ser apreciadas no voo ao ar livre.
Após desfrutar de tudo o que esta reserva biogenética tem para oferecer, abrigada pela Cordilheira da Arrábida, os locais de aterragens podem ser Sesimbra, Praia das Bicas e outros.
Aveiro
Este Distrito do centro de Portugal tem muitos locais para desfrutar dos melhores percursos de parapente, com vista para as praias, dunas e a foz da ria de Aveiro.
Existem sobrevoos frequentes sobre a Costa Nova, Praia da Barra, Praia da Vagueira, Agueiro de Baixo, Gafanha da Encarnação, Gafanha de Areão e muitas outras localidades costeiras.
Faro
Não é estranho ver franceses em Faro que vêm a esta zona para praticar desportos aéreos como o voo livre e perguntar onde fazer parapente au Portugal. É algo que se pratica em duas zonas: Albufeira e Vila do Bispo.
Não só os franceses, mas pessoas de todas as nacionalidades costumam percorrer toda a costa algarvia em parapente, para viver uma experiência única.
Já conhece vários lugares para fazer parapente em Portugal! Mas há muitos mais como:
- Ponta Delgada (Açores)
- Madeira
- Viseu
- Coimbra
- Guarda
- Castelo Branco
Seja qual for o local escolhido para o seu voo de parapente, não se esqueça de:
- Levar roupas e sapatos confortáveis, casaco e chapéu.
- Preste atenção às instruções dos monitores de atividade para voar com segurança.
- Procure só instrutores de voo experientes.
Lembre-se que o parapente de Portugal é uma atividade que depende muito do vento e das condições climáticas. Normalmente, entre 48 e 24 horas antes do voo, pode-se confirmar se a atividade acontecerá ou não.