Índice de conteúdos
Se deseja experiências inesquecíveis e surpreendentes em Portugal, a rota dos vinhos do Alentejo é uma delas. Nesta região encontrará atividades únicas e emocionantes para desfrutar em família, com amigos e até mesmo se for sozinho.
No Alentejo não faltam motivos para este lugar se tornar um dos seus favoritos. Esta é uma aventura que pode experimentar com os cinco sentidos!
Para ser agradavelmente surpreendido com a cultura do vinho e tudo o que ela representa, continue a ler! Descubra tudo o que precisa de saber para planear umas férias longas ou apenas uma curta escapadela à rota dos vinhos do Alentejo.
Quais são as zonas produtoras de vinho?
Se procurar bem, no mapa da rota dos vinhos do Alentejo descobrirá que as fronteiras naturais do Vinho Regional Alentejano se estendem por três distritos: Portalegre, Beja e Évora.
Estes distritos, que ocupam um terço do território continental português, estão divididos em oito sub-regiões vitivinícolas. Estas são:
- Borba
- Reguengos
- Évora
- Granja-Amareleja
- Moura
- Portalegre
- Redondo
- Vidigueira
Caracterizado por paisagens verdes nos meses mais frios e planícies de cor dourada nos meses quentes, a rota de vinhos do Alentejo é uma oportunidade para experimentar uma tradição de longa data.
Mapa: Rota dos vinhos do Alentejo
Desde tempos remotos, e muito antes da ocupação do Império Romano, esta região tinha muita vinculação com o bom vinho, produto das incomparáveis virtudes orográficas do Alentejo. As qualidades da terra, o relevo, o clima e outros elementos, permitem obter castas brancas e tintas exuberantes e aromáticas.
- Entre as castas brancas produzidas hoje no Alentejo podemos citar Tamarez, Antão Vaz, Fernão Pires, Arinto e Roupeiro.
- Entre as castas tintas, destacam-se algumas como Aragonez, Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Syrah, Castelão, Trincadeira e Touriga Nacional.
Para proteger e certificar a qualidade dos vinhos alentejanos existe, desde 1989, a Comissão Vitivinicola Regional do Alentejo (CVRA). Esta organização é responsável pelo controlo da produção do Vinho Regional Alentejano e pela proteção da Denominação de Origem Controlada (DOC) dos seus vinhos.
Como fazer a Rota do Vinho do Alentejo?
A rota dos vinhos do Alentejo inclui múltiplas experiências para todos os gostos. Estas atividades, inspiradas no enoturismo, são oferecidas e organizadas por mais de 70 produtores e associados que integram a rota dos vinhos do Alentejo e a CVRA, através dos parceiros.
Entre as atividades que pode experimentar no Alentejo estão:
- Visitas a adegas e provas de vinhos.
- Alojamento em vinhas e aldeias.
- Safaris no montado.
- Experiências culinárias e piqueniques no campo.
- Viagem de balão.
- Excursões e passeios em planícies e montanhas.
- Visitas a castelos, aldeias e percursos históricos.
- Passeios de bicicleta e desportos ao ar livre.
- Visitas a museus, monumentos, praias, termas e muito mais.
Para fazer a rota dos vinhos do Alentejo, pode entrar em contacto com os próprios organizadores e parceiros da rota. Poderá encontrar informação nos sítios web oficiais da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e na oficina de Turismo do Alentejo.
Todos os produtores e adegas que existem no Alentejo estão integrados e oferecem as ligações necessárias para poder planear a sua viagem inesquecível a esta região.
A partir da web pode entrar em contacto com as agências e operadores de viagens credenciados na região e conhecer os eventos que organizam ao longo do ano.
Além disso, pode selecionar as atividades que gostaria de vivenciar. Pode obter informações nos postos de turismo ou contactar diretamente os hotéis e alojamentos dos distritos de Portalegre, Beja e Évora para fazer a sua reserva e planear a sua estadia para os dias que quiser.
Já lhe demos boas dicas para planear a sua viagem à Rota dos Vinhos do Alentejo e saborear um delicioso vinho da região. Resta fazer as malas e embarcar nesta aventura!