Quer praticar escalada? Existem muitas categorias de escalada indoor e outdoor, com diferentes graus de dificuldade e uso de equipamentos mínimos.
A escalada desportiva e outros tipos de escalada são absolutamente emocionantes e divertidos, desde que os realize da maneira mais segura e gradual, com pleno conhecimento das suas habilidades e movimentos.
Abaixo vamos falar sobre o que é esta disciplina e o que deve saber para realizar escalada em Portugal ou em qualquer outro lugar do mundo.
Escalemos!
A escalada é uma prática e um desporto muito completo. Consiste em recorrer a uma parede, em toda a sua extensão, para chegar ao topo de um relevo natural ou de uma estrutura artificial.
Pode fazer esta subida com ou sem a ajuda de ferramentas para escalar. Pode até fazê-lo em blocos muito baixos ou mesmo em paredes com várias centenas de metros.
Uma dica muito importante é que para ser um escalador precisa de força nas suas mãos, braços, pernas e tronco para escalar a parede.
Sobre os lugares onde escalar, em quase todos os países existem pontos de escaladas naturais e artificiais para o treino.
Formidável, certo?
Agora, sabia que existem dois tipos diferentes de escalada? Elas são:
Só precisa das suas habilidades físicas para completar a subida. Deve ter calçado de escalada — os chamados pés de gato — e uma bolsa de magnésio para melhorar a aderência com as mãos aos relevos na rocha.
Para realizar a escalada artificial precisará de uma corda, seguro e proteção. Isto ajudará a aproveitar os pontos de aderência da rocha durante a subida.
Há muitas rotas de escalada e maneiras de escalar. Tudo depende:
Entre os principais métodos temos:
É efetuado em vias totalmente equipadas com furos ou ancoragens (parafusos ou pregos). A sua prática começou na década de 1980 e é uma das mais seguras para competições de grande dificuldade.
A chamada escalada clássica é uma forma de escalada livre. Os pontos de ancoragem ou de segurança são temporários, pois são colocados e removidos na rocha. Requer uma subida limpa, que não cause danos à parede.
Sem arreios ou cordas, é praticado em blocos ou paredes baixas de rocha que não ultrapassam os cinco metros de altura. Use tapetes para amortecer as quedas.
Este é o ideal para começar a treinar!
Pode ser autónomo, sem a ajuda de outro alpinista ou ferramentas, ou com sistemas de proteção e autosseguro que amortecem as quedas.
São realizadas sem nenhum tipo de seguro em rochas e até em edifícios ou arranha-céus.
É uma escalada sobre águas profundas. Geralmente é praticado nas falésias na Tailândia, na ilha de Maiorca, nas enseadas de Marselha ou, também, em espaços naturais de escalada em Portugal.
Tenha em mente que pode escalar em rochas naturais ou em instalações desportivas de escalada indoor, ou outdoor.
Por exemplo, os rocódromos ou salas de escalada já possuem pontos de ancoragem e permitem conectar fitas, cordas, cordeletas e outros meios para facilitar as subidas.
Uma das melhores dicas neste desporto é aprender a “regra dos três pontos”. Consiste em usar pelo menos três pontos de apoio:
Achou a escalada muito interessante? Siga-nos para mais conteúdos e descubra os melhores lugares para praticar este desporto.
Gosta de praticar escalada indoor? A escalada é, por si só, um desporto desafiante até mesmo para os praticantes mais aventureiros. No entanto, a escalada indoor é uma versão mais…
Já alguma vez ouviu falar na via ferrata em Portugal? Esta é uma atividade que combina escalada, caminhada e muita adrenalina. São percursos de montanha que envolvem progressões verticais e…
A escalada livre é uma atividade física exigente com grande popularidade. Cada vez mais atletas e adeptos atrevem-se a praticar modalidades de escalada ao ar livre. Seja escalada desportiva, clássica…