Se gosta de liberdade, ar puro e aventura, as caminhadas são uma categoria de atividade saudável que se adapta a todas as preferências, idades e condições físicas.
As caminhadas na natureza incluem rotas e passadiços por planícies, florestas, trilhos naturais, litoral, montanhas, lagoas e muito mais. São um dos passatempos mais bem organizados em Portugal e com mais opções de diversão e prazer.
Há passeios com duração de apenas uma hora e outros que exigirão vários dias para completar todas as rotas. Cada um decide como realizar as caminhadas em Portugal.
Continue a ler! Temos algumas dicas de rotas a pé que não deve perder.
Existem muitas rotas de caminhadas organizadas por reservas naturais e áreas de interesse cultural, gastronómico e turístico. Também por áreas com vestígios de alto valor histórico.
O que se segue é uma seleção de nove rotas de caminhadas em Portugal, ideais para repor as energias, libertar-se de tensões e divertir-se.
Esta rede de percursos pedestres percorre a Costa Vicentina e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano. Leva a praias, aldeias rurais, florestas, rotas selvagens e o “Caminho Histórico”. Começa em Porto Covo e termina no Cabo de São Vicente.
Esta rota a pé é muito acessível e curta. Irá levá-lo por ruínas pitorescas que remontam ao século XVI e ao topo de um castelo mouro do século XII.
De Alcoutim ao Cabo de São Vicente, é um dos percursos pedestres mais longos que se pode fazer no Algarve. São 300 km com uma grande diversidade de paisagens.
Outro dos melhores e mais tranquilos passeios que pode fazer é o pequeno trilho sinalizado entre as duas aldeias. Encontrará uma ponte sobre o rio, pontes de pedra muito antigas e casas de xisto.
Na Serra do Caldeirão pode seguir este circuito bem marcado de 4,7 km. Vai levá-lo por paisagens com 450 espécies vegetais diferentes, caminhos de narcisos e a sua avifauna característica, como o pica-pau-verde ibérico e a águia-cobreira.
Outra caminhada fácil. Inclui as paisagens glaciares do Parque Natural da Serra da Estrela. A rota começa nos arredores de Manteigas e termina na Fonte Paulo Luís Martins.
Caminhe uma parte da Via Geira, uma estrada da época romana. São 9,6 km ida e volta. Na aldeia de Xertelo, o trilho das “7 lagoas” (12 km ida e volta) é um percurso fácil que o levará a alguns dos lugares mais impressionantes de Portugal.
No Geopark de Arouca, na margem esquerda do Rio Paiva, existe um trilho de cerca de 9 quilómetros por este santuário natural. Inclui locais emblemáticos como a Garganta do Paiva, a Cascata das Aguieiras e a Praia Fluvial do Vau.
Ao longo da Ria de Aveiro existem vários passadiços que oferecem uma experiência educativa ao ar livre e observação de aves, ideal para caminhadas com crianças, sem se afastar muito da cidade.
Para desfrutar ainda mais das suas caminhadas em Portugal, tenha em atenção estas dicas de saúde ao planear as suas próximas escapadelas na natureza:
Precisará de calçado desportivo ou botas para caminhadas. O calçado ideal deve ter:
Use roupas com tecidos que absorvem a humidade e sejam adequadas para o clima. Leve protetor solar, óculos de sol e chapéu.
Experimente alternar os seus passeios a pé com:
Ou apenas relaxe, sem esperar nada em troca! Viva só o momento e a beleza da paisagem e os seus caminhos.
Agora está pronto para sua próxima caminhada pela natureza! De qual destas caminhadas gostou mais?
Siga-nos para mais conteúdo útil!
Hanging Valleys Trail ou Trilho dos Sete Vales Suspensos é um esplêndido percurso pedestre que se estende por 6 km ao longo da costa do Algarve. As vistas deslumbrantes do…
Quer visitar o Algarve em breve? Se gosta de caminhar, correr ou andar de bicicleta, temos uma opção para si: Ludo Hiking Trail ou Trilho Pedestre do Ludo, um percurso…
Visitar as grutas do Algarve é uma aventura a não perder se gosta de explorar. Muitas das grutas algarvias são acessíveis por barcos turísticos e de pesca que oferecem estes…