Quem gosta de praticar desportos aquáticos radicais pode encontrar no kitesurf uma possibilidade de se aventurar e de escapar ao sedentarismo. Afinal, esta modalidade exige uma certa preparação por parte do praticante.
No entanto, apesar de se tratar de um exercício físico exigente, o kitesurf também é uma ótima oportunidade para relaxar, apreciar a natureza e aproveitar um dia de sol nas praias ou nos lagos.
Por isso, se quer conhecer mais sobre este desporto aquático, continue a leitura. Aqui irá descobrir como praticar este desporto, as suas vantagens e as principais informações que não deve esquecer.
Quem sabe assim não poderá convidar os amigos para uma nova aventura este verão?
O kitesurf, conhecido também como kitesurfing, kiteboarding, flysurf ou flysurfing, é um desporto aquático no qual o praticante utiliza uma prancha e um kite (uma espécie de parapente) para deslizar sobre as águas.
Mas como é que se pratica este desporto?
O kitesurfer (ou praticante) deve estar posicionado de pé na prancha e atar o parapente à cintura através de um equipamento chamado trapézio. Assim, com uma barra de controlo, será possível comandar o kite e controlar a direção e a velocidade dos seus movimentos. Além disso, também será possível realizar saltos incríveis durante a prática desta modalidade desportiva.
Relativamente aos locais em que pode ser praticado, o kitesurf adapta-se perfeitamente aos lagos e mares. Ou seja, as águas podem tanto ser tranquilas como agitadas, além de apresentar ondulações. A escolha dependerá do objetivo e da preferência do praticante, claro.
Um fator decisivo para esta prática desportiva é a intensidade dos ventos. Afinal, é o vento que impulsiona o kite. Por isso, é preciso encontrar o equilíbrio: se os ventos de baixa intensidade impedem o praticante de se deslocar, os ventos de alta intensidade podem colocar a sua segurança em risco.
Portanto, é imprescindível verificar as condições climáticas da região antes de iniciar a prática do kitesurf.
Há diversas razões pelas quais consideramos o kitesurf um desporto incrível.
A primeira razão é o contato com a natureza, que pode fazer bem à saúde mental e reenergizar o corpo após uma semana exaustiva de trabalho. Não é por acaso que o flysurf é uma escolha cada vez mais comum entre os portugueses, sobretudo nas alturas mais quentes do ano.
Além disso, este desporto aquático também permite que o indivíduo saia do sedentarismo, desenvolva a sua resistência física e conviva com os amigos. Afinal, apesar de este ser um desporto individual, o kitesurf é uma boa razão para reunir os amigos num final de semana de aventuras.
E o melhor: desde que praticado com segurança, este é um desporto para as pessoas de todas as idades, desde as crianças até aos idosos. Ou seja, trata-se de um entretenimento sem qualquer restrição etária. Fantástico!
Como o kitesurf em Portugal está a tornar-se cada vez mais popular, vamos abordar no nosso blog cada vez mais informações para que os leitores possam descobrir todas as vantagens deste desporto tão interessante e cheio de aventura!
Continue a acompanhar as nossas publicações para conhecer mais sobre o kitesurf, as nossas dicas e recomendações para o praticar em Portugal e em todas as outras partes do mundo.