Tem curiosidade em experimentar asa delta? Se gosta dos desportos aéreos e o medo de alturas não é algo que o preocupe, a asa delta é uma atividade que, com toda a certeza, lhe vai trazer experiências muito agradáveis.
O voo livre envolve um conjunto de disciplinas cujo objetivo é aproveitar a força do vento, as correntes térmicas e a força do próprio piloto. Entre elas, asa delta e parapente são atividades que pode viver de forma emocionante em Portugal.
Saiba agora tudo sobre a asa delta com motor e sem motor, qual é a sua história e como funciona este desporto. Também lhe diremos onde pode praticá-lo em Portugal e que cuidados deve ter para voar com liberdade e segurança.
A asa delta é um aparelho de voo ou planador que facilita a descolagem a pé, rebocado ou mesmo com motor.
Pode descolar de montanhas, costas, áreas elevadas ou do próprio solo e pousar a pé, após planar e aproveitar as correntes de ar.
A asa delta usa os princípios de voo das aeronaves e as correntes ascendentes de ar quente que ajudam o piloto a permanecer a voar por muito tempo.
Durante a sua viagem, o piloto pode realizar acrobacias ou apenas apreciar as vistas panorâmicas. Para isto ser possível, a asa delta deve possuir estrutura aerodinâmica e outras condições.
Os antecedentes da asa delta podem ser encontrados no século IX, quando Abbas Ibn Firnás experimentou o primeiro voo livre da história.
Em 1948, o engenheiro da NASA Francis Rogallo projetou a Asa Flexível. Em 1963, este modelo inspirou John Dickenson a fazer algumas melhorias.
A partir da década de 1970, tornou-se um desporto aéreo amplamente praticado, com diversas competições e campeonatos mundiais.
Para a sua própria segurança e a segurança dos outros, nunca deve praticar este arriscado desporto por conta própria.
Se quiser voar sozinho, deve fazer um curso preparatório de asa delta e treino completo com um instrutor certificado. Pode experimentar esta sensação de liberdade ao lado de um piloto credenciado!
Para experimentar o voo livre com segurança:
Agora que conhece algumas dicas sobre este desporto, saiba quais são os melhores lugares para experimentar a asa delta em Portugal:
Fundão e Serra da Gardunha: neste concelho de Castelo Branco existe uma rampa de descida em Castelo Velho, entre Castelo Novo e Louriçal do Campo. Este local oferece excelentes condições térmicas.
Serra da Arrábida: neste parque natural localizado em Setúbal, pode desfrutar de vistas panorâmicas sobre a Praia da Figueirinha, Baía do Portinho da Arrábida e muito mais.
Praia dos Salgados: localizada na Nazaré, possui uma área sem agitação próxima da baía. No alto da Serra de Mangues, há uma rampa de lançamento de parapente e asa delta.
Sintra: Esta vila portuguesa no distrito de Lisboa tem um corredor entre o Cabo da Roca e a Ericeira que proporciona experiências de voo livre em lugares incríveis.
Agora, tome nota destas sugestões de asa delta e aventure-se!
Praticar parapente na Serra da Arrábida é uma excelente forma de se exercitar ao ar livre e nós vamos mostrar como. O parapente na Arrábida não só garante grandes emoções…
Os tipos de asa delta, assim como no parapente, oferecem formas de voo livre e silencioso. A posição de suspensão na qual o piloto permanece na asa delta é uma…
Quais são os melhores sítios para voar de asa delta em Portugal? No território português encontrará uma extensa lista de locais ideais para fazer voo livre, com descolagens e aterragens…